OUTUBRO ROSA: 5 MITOS E VERDADES SOBRE O AUTOEXAME

Mitos e Verdades Autoexame

Mitos e Verdades Autoexame

O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA É SUPERIMPORTANTE PARA A CURA. SAIBA COMO SE CUIDAR E PREVINA-SE

O Outubro Rosa é uma iniciativa mundial de alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e traz luz para o tipo da doença mais comum em mulheres.

Por isso, convidamos a médica Fabiana Makdisse, cirurgiã oncológica do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Câncer Center, para compartilhar informações essenciais e cuidados para enfrentamento desse risco.

O autoexame é a melhor forma de diagnóstico precoce

Mito. A mamografia é o melhor exame para diagnóstico precoce e deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Para mulheres que não estão nessa faixa etária, é importante visitar o médico ginecologista uma vez por ano para exames e avaliação.

O autoexame exime da realização de outros exames

Mito. Como dito acima, a melhor forma de diagnóstico precoce é a mamografia. Além disso, apenas com o toque não é possível detectar alguns tipos de tumor, principalmente os que estão em estágio inicial.

O autoexame é importante para o diagnóstico precoce

Verdade. Segundo Fabiana, o autoconhecimento é essencial para que diante de qualquer alteração em suas características físicas, você recorra ao médico para melhor avaliação e diagnóstico. Entretanto, como explicado nas questões anteriores, apenas o acompanhamento com o especialista e a mamografia são, de fato, capazes de fazer um diagnóstico precoce preciso.

O autoexame é a melhor forma de prevenção

Mito. Autoexame não previne câncer de mama. O maior fator de risco, diz a especialista, é sermos mulheres e envelhecermos diariamente. E a idade de maior incidência do câncer de mama é a partir dos 40 anos, com ápice entre 50 e 60. Portanto, a prevenção passa pela dica simples e certeira de ter uma vida saudável, praticar exercícios físicos e manter os exames e visitas ao médico em dia.

Todo nódulo palpável no autoexame é câncer

Mito. De acordo com Fabiana, a maior parte dos nódulos palpáveis é benigno, mas apenas exames e a avaliação médica podem chegar a essa conclusão. Portanto, diante de uma alteração, procure o seu médico.

Texto referencia: Natura


Publicado em: 16/10/2019 22:10:44


Para deixar o seu comentário faça login ou crie uma conta

Login Registrar

Comentarios(0)


WhatsApp

Luis Sales

Desenvolvido por Luis Sales - solucoesdigitais@luissale.com
Telefonia VoIP e Redes - Telefonia VoIP e Redes