Dica Para Vender Mais: Pare de Vender Apenas Produtos

Pare de Vender Apenas Produtos

Pare de Vender Apenas Produtos

Você está falando para um(a) consultor(a) de vendas não vender apenas produtos? Sim, estou. Sinto te desapontar, mas as pessoas não compram mais produtos. Aliás, há muito tempo que os consumidores não estão nem aí se você vende o preduto A ou B, ou se está com 60% de desconto em todos os produtos da sua loja.

Seria como se o vendedor te enviasse um e-mail marketing ou postasse nas redes sociais a seguinte mensagem: essa semana temos 50% de desconto em um ebook sobre CRM, 10% em estratégias de SEO e 20% off em um plano de consultoria de marketing digital. Mais ofertas link na bio.

Provavelmente, você vai ignorar o post e descer sua timeline procurando algo mais interessantes ou, na pior das hipóteses, vai deixar de me seguir e as chances de eu te vender algo algum dia serão reduzidas a quase zero. Por que? Por vários motivos. Pode ser que não saiba o que significa CRM e SEO, pode ser que até tenha uma ideia, mas não entenda como isso poderia te beneficiar, pode ser que esteja cansada de ouvir tantas outras consultorias te oferecendo a mesma coisa.

Agora, e se eu disser que quase 60% das pessoas acessam internet, que metade disso faz compras online, que você precisa estar preparado para vender no digital, onde seus concorrentes já estão, e que eu posso te ajudar a ter uma presença digital que dobrará suas vendas no final do mês? Certamente, o seu interesse pelo serviço que estou oferecendo começa a aumentar e, no mínimo, vou conquista-lo como seguidor para nos próximos posts conquistá-lo como cliente.

A verdade é que o consumidor moderno não está interessado em produtos e serviços. Ele quer saber quais benefícios esses produtos podem lhe trazer, quais de seus problemas eles podem resolver. Além disso, ele não está no digital para comprar, isso é uma consequência, ele está nas redes sociais, ele visita websites ou abre e lê e-mails marketing com o intuito de se informar, se entreter e se relacionar.

Você já tentou oferecer para sua potencial compradoro o benefício de um produto do seu catalago? Algo como: quem nunca se viu na situação embaraçosa de ficar horas se arrumando toda bonita para um churrasco na piscina, para arrasar na academia ou mesmo para um importante e emocionante evento e minutos depois de chegar ficar parecendo um urso panda? Você não precisa mais passar por esse aperto! Existe uma máscara para cílios à prova d’água que vai te deixar linda, segura e à vontade para aproveitar o que quiser.

Sabe o que você acabou de vender nesse caso? Uma experiência. Uma experiência que resolve um problema da sua consumidora, que a faz se imaginar naquela situação tão comum e sentir o alívio de poder aproveitar a sua vida social com tranquilidade e continuar se sentindo linda. Sabe o que você não vendeu? Um produto. O valor dos produtos e da marca está implícito na experiência que acabou de vender.

Portanto, pare de vender produtos apenas, pare de bombardear sua timeline com promoções e ofertas relâmpago. Faça isso em apenas 20% dos seus posts, os outros 80%, foque em conteúdo como esses, que esclarecem, que mostram situações com as quais a sua potencial compradora se identifique, que resolvam algum problema dela, que mostrem algum valor, seja para informa-la, entretê-la ou ajuda-la.

Atuando assim, seu cliente terá sempre o interesse em te seguir para aprender com suas dicas, para se entreter com algum conteúdo divertido ou interessante, e conforme for criando uma empatia pelo que publica, as chances de realizar uma compra com você aumentam consideravelmente. É só se imaginar na posição de um seguidor. Todo dia quando acessa sua timeline, o que o faz parar para ler, clicar, curtir ou compartilhar um post? É uma venda escancarada de 50% off ou é um conteúdo legal, interessante e divertido?


Publicado em: 25/02/2019 00:02:15


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Luis Sales

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